40 poemas
(Porto, Leça da Palmeira, Venade e Torre
da Medronheira, 2020-2022)
1ª edição, Quetzal, Lisboa, Janeiro 2023, esg.
capa de Rui Cartaxo Rodrigues,
a partir de Vista de Delft, de Johannes Vermeer
direcção literária de Francisco
José Viegas
2ª edição,
Quetzal, Lisboa, Janeiro 2023
3ª edição, in «Poesia Reunida», Quetzal, Lisboa, Abril
2023
§
Grande Prémio de Poesia Associação Portuguesa de
Escritores / António Ramos Rosa 2024
ACTA DO JÚRI, 17.10.2024
(António Carlos Cortez*, Carina Infante do Carmo e José
Carlos Seabra Pereira)
(…) De tom irónico e melancólico, a
escrita poética de «Aberto Todos os
Dias» coleciona anotações meditativas sobre coisas, seres e
paisagens do quotidiano e neles se entretecem a contemplação da História, a
passagem do tempo, a marca metapoética. A dispersão e montagem desta obra
de João Luís Barreto Guimarães, anunciadas na derradeira epígrafe,
de nítido fundo programático (“He pursued a vision of wholeness by means of
collage.”, Christopher Reid), convergem com a calculada composição
do livro e um seguro substrato de memória literária e artística (…) ”
§
Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2024
ACTA DO JÚRI, 13.5.24
[Xosé M. Eyré, (Galiza), Anna Fresu, (Itália), Jacinto
Guimarães (Portugal), Andrea Paes, (Portugal), Álvaro
Carmo Vaz (Moçambique)].
XOSÉ M. EYRÉ (Galiza) - « Un libro de poesía non se escribe
en dous días, está sempre aberto na mente do autor como posibilidade de inserir
novos textos, modificar os existentes ou enviar ao exilio algún que xa non
convence. Un libro, como obxecto material que é, ten un prezo para que poidamos
adquirilo nesta vida mercadotécnica que nos asolaga, que nos comprime e
exprime. Mais ese libro custou un traballo que non se paga cos cartos coma un
peixe, pan ou algo para beber. A única forma de corresponder dalgunha maneira á
xenerosidade autorial é mantelo aberto e regresar a el todos os días. Porque a
poesía sempre é un acto de comunicación, no cal a voz poética expresa e
comparte un mundo interior que, desde a sensibilidade, obra en nós a milagre de
recoñecer a beleza e setirnos satisfeitos ou incomodados diante do que lemos.
Para sentirnos vivos todos os días abertos.»
ANNA FRESCU (Itália) - « "HURRY UP PLEASE IT'S TIME" (DESPACHA-TE, POR
FAVOR, ESTAMOS A FECHAR). Dizem os críticos que com esta frase no seu
poema "The waste land", Thomas Stearns Eliot é
testigo do fim da Modernidade. Que dizer então dum livro de poemas cujo
título, ABERTO TODOS OS DIAS, é o exato oposto?
Se o primeiro testemunha o fim da
Modernidade, talvez este marque o início de uma nova Modernidade, ou
Pós-modernidade ou, simplesmente duma Contemporaneidade e ainda mais, uma
Actualidade.
Porque os nossos tempos, já em si tão
fechados, tão de exclusão, de marginalização, exigem uma nova atitude
"revolucionária", em que "mudem os tempos e mudem as
vontades"; que sejam tempos e motores de aberturas, da nossa mente antes
de tudo, sem medo de explorar qualquer domínio, sem restrições ou preconceitos;
mas também de atenção ao outro e ao diferente, que seja vontade e capacidade de
ouvir, de conhecer, de incluir.
Talvez a minha leitura seja um pouco
pessoal mas esta sensação de abertura é o que mais me ficou deste livro.
Abertura e alento, imprescindível condição hoje para escrever, para ser poesia.
Companheiras ineludíveis da experimentação, do desafio, do jogo. Este jogo tão
sério porque na alma dum poeta sempre se esconde uma criança. E como a criança
também o poeta desmonta a realidade para ver como está feita, para
reconstruí-la seguindo o seu desejo e a sua fantasia. Porque o poeta é criança
e também demiurgo e “Escrever é fazer existir o que antes não
existia”.
Mas fazer poesia requer também cuidados
e um pouco de magia e sortilégios, “Não
pisar a [pedra] preta da calçada”, sem os quais não se podem prever as
consequências, sabendo que “o desafio de não/poder pisar cor preta/já tens
aí/o poema”.
O resto, depois é só Maravilha. Porque “sem querer fomos perdendo a capacidade de espanto”.
Porque, porém, “Há uma mão-cheia à espera de coisas para acontecer” »
ÁLVARO CARMO VAZ (Moçambique) - «Em muitos dos poemas de Barreto
Guimarães há uma ironia, quase sátira, mesclada de tristeza, por
certos aspectos da actual evolução tecnológica acelerada que, mais do que
ser-nos oferecida, nos é imposta, por uma certa desumanização da Humanidade.
Leia-se o poema “Gostaria de partilhar comigo o resto da sua vida?”,
retrato de uma situação que encontramos repetidamente no nosso dia-a-dia,
máquinas impessoais substituindo a interacção com pessoas, sem dar hipótese a
uma qualquer rebelião. […] Gostei imenso deste “Aberto todos os dias”, o
próprio título sendo uma interrogação crítica sobre o descanso semanal
sacrificado ao deus sacrossanto do consumismo. (…) »
§
> entrevista TSF
> entrevista Rádio Renascença
> entrevista Antena 1
§
XOSÉ M. EYRÉ, Ferradura en Tránsito, Galiza, 11.6.24
Poesía Aberta Todos os Días
« Aberto todos os días parece un título
incautado dunha tenda de alimentos que sempre está aberta 24/7. Parece e é.
Porque a poesía, esa cousa a que chamamos poesía, é o alimento da alma, debe
estar sempre dispoñíbel.
Aí atrás, fecháronnos todos os días nos
nosos domicilios, mais había libros de poesía que, abertos, nos traían en
palabras calquera mundo posíbel, eses mundos que nacen na sensibilidade poética
autorial e individual xenerosamente compartidos con quen abre o libro.
Porque os libros de poesía non están aí para ser abertos unha vez, están aí
para que regresemos a eles todos os días, e todos os días nos traerán algo
novo.
Mais tamén este título se refire ao
propio labor autorial. Un libro de poesía non se escribe en dous días, está
sempre aberto na mente do autor como posibilidade de inserir novos textos,
modificar os existentes ou enviar ao exilio algún que xa non convence. Un
libro, como obxecto material que é, ten un prezo para que poidamos adquirilo
nesta vida mercadotécnica que nos invade, que nos comprime e expreme. Mais ese
libro custou un traballo que non se paga cos cartos coma un peixe, pan ou algo
para beber. A única forma de corresponder dalgunha maneira á xenerosidade
autorial é mantelo aberto e regresar a el todos os días. Porque a poesía sempre
é un acto de comunicación, no cal a voz poética expresa e comparte un mundo
interior que, desde a sensibilidade, obra en nós a milagre de recoñecer a
beleza e sentirnos satisfeitos ou incomodados diante do que estamos a ler. Para
sentirnos vivos todos os días abertos.
Das catro partes que se compón o
poemario, a primeira (“locus amoenus”)
preséntase cunha declaración moi significativa: “escrever é fazer existir o
que antes não existia”. Reivindicando que a palabra é a columna vertebral da
existencia, pois non existe o que non se pode nomear, Esta tese é ben coñecida.
Mais non o esforzo que debe facer o poeta na persecución desa reificación que,
desde o caos vital, non sempre é fácil nin se deixa nomear e ás veces só en
imaxes poéticas se deixa ver. Desta maneira voz poética asume o rol
de cicerone para quen le, procurando sempre a súa colaboración activa
e necesaria nun mundo que cada mañá se aparece diferente até o punto de non
termos fiabilidade de quen era ou é ou será. Hai un Deus, mais non é confiábel
para a voz poética que ve como subsiste a realidade alxemada “ao poema no
ponto mais frágil”. Como mínimo o mundo merece ser re-contado á marxe da
tradición relixiosa. Remata o capítulo cunha necesaria exaltación do amor como
sinónimo de afinidade e recoñecemento entre os corpos, iso que chaman amor.
O caos xenera confusión e esta
desasosego, mentres o tempo vai pasando sen se importar de nada. E a voz
poética sofre ao non dar establecido a orde na que suceden as cousas. Eis teñen
outra utilidade da poesía, esa arma que se esforza en establecer a verdade,
aínda que esta dure o tempo xusto no cal permanecen as pegadas na area,
cuantificado nun minuto, metapoética que avisa da necesidade contínua de
renovación poética. A realidade preséntase como fuxidía, inapreixíbel, fugaz e
vertixinosa, mesmo aínda que nos pareza estantía, inmóbel, parada, até o punto
de precisar un inimigo, pois polo menos o inimigo sábese de onde vén. E todo
isto nun contexto que nos ofrece o título da segunda parte ou capítulo: “Beatus ille”
“Tempus
fugit” titúlase o terceiro capítulo. Comecemos dicindo que o poemario contén
múltiples referencias ao tempo estacionario. Unha estratexia moi útil para a
evolución do pensamento poder ser avaliada, se a hai, por un sinal, o eloxio da
poesía como milagre extraordinario, a reivindicación da amizade a través do
tempo, mais iso, no tempo emprestado que vivimos non evita as cicatrices, nin a
ameaza constante da morte. Contra isto nada pode nin a exaltación da inocencia
(tan propia dos anos máis novos) nin o feito de que espertemos cada día, cada
día un día máis, máis vellos. Sobre a vellez e os vellos, a voz poética non ten
precisamente cariño senón unha lóxica fría, descorazonadora e, a pesar de todo,
xusta. E que fan @s poetas do mundo? Pregunta interesantísima. Resposta lóxica
aínda residindo en latitudes ben diferentes son quen de se inmiscir no
día a día da voz poética. Azar? Sobre iso chega un miniconto escrito en forma
poética, un hipotexto que deixa para quen le a facultade de crear o hipertexto
en que concluírá, como a boa poesía. Finalmente todo se resume, a vida resúmese
nunha partida de dados/pedras, na que é posíbel facer trampas, mais a súa
utilidade xa é outra cousa,
“Carpe
diem”. Como ven o recurso a mitos clásicos é unha variábel constante. Ten o
seu sentido, os seus significados. Para alén da denotación e connotación que
leva a un continuarse noutro, é preciso atoparlles outro sentido, outro
alcance. Verémolo despois. Agora continuaremos repasando a continxencia
que pon remate á parte física do poemario, e esta iníciase cunha chamada a
revalorizar o banal, esas cousas que acontecen a redor de nós e non lles
prestamos atención. Unha chamada desde a teoría e desde a práctica, que nos
anuncia un incendio. Perante a imposibilidade de ordenar o caos,o azar, e de
que este deixe de nos ser desacougante até extremos difíciles de aturar,
aconsella durmir vestidos, estar sempre dispostos para a viaxe final, esa
paraxe definitiva que leva o nome de cada un de nós, mesmo preparar o
escenario. Reafirma a necesidade de que quen le o faga de forma activa, que
volte ao poema se é necesario mais que sempre sexa unha lectura proactiva,
reflexiva. Da mesma maneira en que a voz poética non sosega se non é quen de
atender a vida que se abre todos os días, e sobre todo dialogar a través da
poesía con quen le.
Unha vez visto o contido é a hora de
contemplar o relativo á forma. Sendo a obra vencedora do Premio Gloria
de Sant´ Anna 2024, iso xa é todo un aval de calidade na escrita
poética. As poesías aquí tenden a ser breves, e iso defíneas como un exercicio
de condensación moi logrado. O autor xoga moi acertadamente co ritmo
expositivo. João Luís Barreto logra sorpender texto a texto.
Polo xiro do prisma temático (sempre dentro das coordenadas vistas), pola
disposición versal (que concede moita importancia ao destaque de determinadas
palabras e ideas, outras veces québraas), evidentemente o uso dos
encabalgamentos é constante mais moi calibrado en cada poema (coa dose de
violencia necesaria, nunca excesiva), ás veces consegue mesmo ser orixinal
mediante concepcións do poema novidosas, modernas.
O resultado é un poemario que transita
desde a antigüidade clásica até a vangarda máis plena. A súa lectura non só é
agradábel pola calidade da escrita poética, tamén logra interesar a quen le.
Deste xeito o libro é un faro en constante movemento, tanto para quen le como
para quen escribe Quen escribe e quen le. O autor é moi consciente de que se
non é lido o libro é coma se non existira, nin a súa poesía nin el mesmo como
voz poética. Por iso a súa é unha poesía todos os días aberta a novas lecturas.
A concepción do texto poético como hipotexto sobre o cal que le elaborará un ou
máis hipertextos connotativos, é a columna basilar da poesía máis nova. »
VICENTE ARAGUAS, La Región, Galiza, 7.4.23
«ABERTO TODOS OS DIAS» DE JOÃO LUÍS BARRETO GUIMARÃES
«A poesia de João Luís Barreto Guimarães oscila, sempre
entre a contemplación da História, a ironia sobre as cousas comuns e cotiás, a
transformación dos sentimentos en meditación sobre o paso do tempo e a
construcción dun universo próprio
Ler a João Luís Barreto
Guimarães, poeta portugués de primeira liña, a quen presentei hai anos en
Madrid, por mor da publicación dun libro seu en Vaso Roto, é para min asunto
prácido que me leva aos límites da ataraxia. E iso sen necesidade de máis
beberetes que a poética que practica este autor, polo demais médico, cal o
teñen sido outros escritores, por máis que algúns cal o noso Castelao,
rexeitaran a práctica galénica por amor á humanidade, seica.
Mais isto é, para o caso, anécdota, que
o categórico é que Barreto Guimarães é poeta de fondo (de
catálogo, tamén). Deses que debaixo dunha tona sinxela agachan dinamita, coa que furar tuneis polos que
chegar á poética elevada. Tan alta, tan alta que con el un pode tomar baños
na praia de Moledo, que non resulta para mín en absoluto allea,
sentindo case que o vento nas costas, facendo do corpo do lector embarcación.
Estamos diante dunha poética non soamente visual mais sensitiva, que ulttrapasa
a raia do que se ve para múdalo nun entrañamento total.
Algo semellante ao que acontece coa
pintura de Vermeer, e non é causualidade, supoño, que os artífices
da moi fermosa edición deste libro, Aberto
todos os días, teñan botado man de “Vista de Delft” para abrir un
volume que nos fala dunha poética, como de garda, aberta - e o título en
absoluto engana - a todas horas. Na que se descubren as cartas dunha baralla
non nada trucada, pola que desfilan barcos, garzas, gardachuvas, piscinas do
inverno, ou eses veráns como ritos morredeiros, para volver nacer como o fai a
poesía deste autor, renacido decote. Eis o don da poesía auténtica, dun dos
autores lusos máis chamativos do momento, galardonado neste libro co “Pessoa 2022”,
un premio moi competente cal o que supón este poeta da excelencia, que nos
mostra xa no comezo do seu manual un devir cotián, con ese “Há unha mᾶo cheia de coisas à espera de acontecer”. Tal como agoiro dun futuro
que o espírito poético de Barreto Guimarães dá parado. E iso é
ou debera a poesía. A deste poeta, que vive no corazón do Alto Minho. Quen de
nos transmitir a música calada, de San Juan de la Cruz, entre a
realidade e un soño viaxeiro, pero que non se describe “in situ” senón
despois de que o silencio se nos faga pouso e paisaxe. Algo así.»
«O livro Aberto todos os dias (Quetzal) é o mais
recente do médico-poeta portuense João Luís Barreto Guimarães,
distinguido no final de 2022 com o prémio Pessoa. Confirma o que já
se sabia: o autor é um dos mais originais poetas portugueses da actualidade. Os
leitores que, levados pela leitura deste livro ou dos outros mais recentes (Mediterrâneo, 2016; Nómada,
2018; e Movimento, 2020, todos do prelo da Quetzal e todos não
só premiados como objecto de traduções noutras línguas), queiram conhecer a
obra integral de um autor que ensina poesia aos estudantes de Medicina tê-la-ão
no volume de poesia reunida a sair muito em breve. O tema maior do seu discurso
poético é o tempo. O poeta serve-se de momentos do quotidiano para, usando por
vezes fina ironia, falar da condição humana no tempo que corre.
A capa - lindíssima - do
livro é a Vista de Delft do pintor
holandês Johannes Vermeer. Pintou um panorama da sua cidade,
segundo um físico que estudou o assunto, às 8 h da manhã do dia 3 de Setembro
de 1659, deixando-nos uma obra-prima que pode ser vista na Mauritiushuis em
Haia (ou, por estes dias, na grande exposição de Vermeer no
Rijksmuseum de Amesterdão). Trata-se de um quadro famoso na história da
literatura pois o escritor francês Marcel Proust estava
apaixonado por ele a ponto de o ter referido num dos volumes (A Fugitiva)
de Em busca do tempo perdido. Ele conta aí um episódio
autobiográfico: quando foi visitar uma exposição em Paris que exibia o referido
quadro com o intuito de observar um pedaço de muro amarelo que lá aparece,
sentiu-se indisposto. No romance, o narrador descreve um escritor nessa
situação que coloca num dos pratos de uma balança esse bocadinho de muro,
magnificamente pintado, e no outro prato toda a sua vida, e a seguir falece
repentinamente. Esse pedacinho de muro pode representa os
pormenores da vida que Barreto Guimarães observa e
transmuta em poesia tal como Vermeer transformou um muro em
arte pura.
Escritos em tempos de Covid (a nuvem
negra paira por cima do quadro!), os poemas deste livro celebram o regresso à
vida «aberta todos os dias». Divide-se em
quatro partes, retiradas de locuções latinas usadas no Renascimento como
máximas: «locus amoenus», lugar ameno; «beatus ille», bendito
aquele; «tempus fugit», o tempo voa; e «carpe diem», goza o dia.
É precisamente nesta última arte que aparece o poema que dá o título ao livro.
É bem representativo da poesia do cirurgião plástico que, sem pertencer a
nenhuma escola literária, tem projectado no estrangeiro a poesia em português.
Vale a pena ler o seu início:
«O mundo/ aberto lá fora. Difícil
cansar-me dele/ O céu/ a entrar pela janela. O músculo do homem comum./ As
laranjeiras de Córdova. Brindar com/ água da/ chuva. Os peixes do Nilo urinando
na/ mesma água onde nadam. O vinho que fez/ um estágio nas caves do Douro/ e
passou./ A lua a quem eu uivo cada noite/ (em segredo). Um relâmpago à janela:/
electrocardiograma/ de Deus (…).»
Chama deste logo a atenção os diferentes
tamanhos dos versos que assinalam um ritmo variável, num poema que é afinal uma
lista de coisas do mundo, erguidas, como o poema diz no final, «com a luva/ da linguagem.» A ironia sobre o vinho
do Porto exemplifica o humor do poeta (o humor não passa de uma maneira de
resistir ao tempo, isto é, de ignorar a morte). O uso de parêntesis, como na
frase sobre o uivo é um dos seus artifícios (há mesmo um poema intitulado «entre
parêntesis») E a metáfora do electrocardiograma é uma imagem forte, que
serve para mostrar como é forte o coração de Deus.
Mais adiante no mesmo poema cruzam-se
duas famosas estátuas: «(…)
A Vitória de Samotrácia parecendo atrasada/ perguntando quelle heure
est–il? à estátua da/ Vénus de Milo.» Não se pode deixar de sorrir,
em primeiro lugar por as duas serem motes literárias – a Vitória de Samotrácia
equivale a um automóvel de corrida para Filipo Marinetti no
seu Manifesto Futurista e a Vénus de Milo equivale à Vénus de
Milo para Álvaro de Campos; depois, porque nenhuma das Vénus pode
usar relógio de pulso por não terem braços: e, finalmente, por as duas, feitas
de puro mármore de Paros, serem perfeitamente intemporais. Como podem quaisquer
estátuas gregas querer saber das horas?
O tempo é um dos grandes mistérios do
mundo e, por isso, um tema continuado da poesia. Na Segunda Lei da
Termodinâmica, a única lei física que permite distinguir entre passado e
futuro, aparece uma grandeza chamada entropia que cresce inexoravelmente nos sistemas
isolados. Charles P. Snow disse, na sua famosa
conferência de 1959 sobre «as duas culturas»,
que não conhecer Shakespeare era tão grave como não conhecer a
Segunda Lei. A entropia é uma medida da desordem, isto é, o futuro distingue-se
do passado por ser mais desordenado. O poeta do Porto joga com o tema universal
da desordem quando refere a desordem dos «barcos na Cantareira», das
árvores de fruta no pomar ou dos amigos sentados a uma mesa, em três dos
poemas. A tensão entre ordem e desordem está, de resto, omnipresente.
Para os seres humanos, o grande problema
do tempo é não serem eternos. O tema da morte é eloquentemente tratado no poema
«Comentário sobre os velhos» (o poeta
é irónico: «Alguém tem de/ ir à frente. A ir alguém/ que vão/ os velhos (…)»
ou no poema «Autorretrato (ao cinquenta e cinco anos)» (“A/ cada noite que
passa os pés/ensaiam no leito/ a sua/ posição final. A estátua definitiva (…)». A
ironia aqui é o poeta dizer que acordamos, normalmente, com os pés em forma de
V de vitória (ou em forma de W, se há dois corpos, acrescenta num parêntesis).
Um grande poeta a seguir com grande
atenção. Ainda tem muito tempo pela frente…»
VAMBERTO FREITAS, Açoriano Oriental, 10.2.23 e Diário
Insular, 28.2.23
MUITO MAIS DO QUE A POESIA DO QUOTIDIANO
“Escrever é / fazer existir o que antes
não existia / como este fósforo maduro que agora seguro na mão / vai ser chama
/ já é cinza.”
João Luís Barreto Guimarães, Aberto Todos Os Dias
«Por certo que o poeta João Luís
Barreto Guimarães tem sido publicamente muito elogiado nestas semanas
recentes após ter recebido o Prémio Pessoa, 2022. Já era muito
conhecido e apreciado no nosso país pelos mais atentos à grande literatura. A
sua poesia tem sido também muito comentada ao longo dos anos pela crítica
internacional, após traduções em várias línguas, alguns desses volumes
premiados em Portugal, assim como nos Estados Unidos, Macedónia e Itália.
Retiro toda esta informação da sua bibliografia de capa no seu mais recente
livro, Aberto Todos Os Dias. A verdade é que
na azáfama do dia e da leitura generalizada alguns de nós não chegámos às suas
páginas até à chamada de atenção na nossa imprensa nacional logo após esta outra
e recente distinção. Tratei de imediato de colocar na minha estante alguns dos
seus livros (começou a publicar em 1989 com Há Violinos na Tribo),
os que encontrei nalgumas livrarias, quando já muitos outros os
procuravam: O Tempo Avança por Sílabas (antologia de
2019), Nómada e Movimento. Entraram bem na minha
casa, pela originalidade das suas linguagens e pela forma continuada que cada
poema toma, quase sem que o leitor se dê conta tanto do simbolismo que cada
objeto, personagem ou olhar lhe provoca, a narrativa dos dias e dos momentos
vividos e lembrados, os significados de uma vida que permanecem na memória e
consciência de quem procura perceber um pouco mais o que à primeira vista
parece apenas um incidente ou encontro banal, tudo o que geralmente estaria
condenado ao esquecimento. A poesia de Aberto Todos Os Dias é
como que um eloquente silêncio, um murmúrio que nunca mais nos deixa na
liberdade de não pensar, na liberdade de simplesmente existir num vaivém de
rotina e gestos que, só aparentemente, nada influem na nossa solidão, ou na
companhia de outros seres significantes. Cada poema é de uma ironia a um tempo
leve e dilacerante quando nos damos conta de que a nossa vida é, quase no seu
todo, feita de nada mais do que estar tentativamente em paz enquanto seguramos
a sanidade possível no tremor e incertezas constantes a cada minuto que
passa. Uma mão cheia de coisas à espera de / acontecer. O copo / quase
a / partir. / O prazo quase a acabar…
A sequência de Aberto Todos Os Dias vem nomeada em secções (locus
amoenus, beatus ille, tempus fugit, carpe diem) num andamento que nos
relembra muito do que olhamos e não vemos, muito do que pensamos mas não
retemos, muito da vida quotidiana entre os que nos rodeiam no trabalho ou no
lazer momentâneo, até à viagem realizada ou imaginada com os chamamentos a
outros lugares, a outros poetas, a outras vivências que diferem só nos seus
fusos horários pelo mundo fora, cada geografia quase sempre ocupada num vazio
próprio. João Luís Barreto Guimarães é considerado pela
crítica como “poeta do quotidiano”, poeta das supostas pequenas coisas
que nos seus versos tomam o brilho que não havíamos notado antes, e será também
um poeta de grande alcance perante a História que todos vivemos, expressa ora
numa metáfora, ora na menção de um único e reconhecido nome. A clareza das suas
palavras fazem-nos lembrar um Robert Frost ante a beleza sem
idade de uma árvore florida, ou um T. S. Eliot na sua poesia
pós-terra erma, quando este vai ao encontro da sua própria pessoa e condição de
vida. Barreto Guimarães é médico, mas só raramente o leitor se
dá conta desse facto nesta poesia. O que acontece é que o mais ínfimo pormenor
da sua observação de cada instante acaba num verso, uma vez mais, que nos
transmite tudo o que passa a ser essencial à nossa empatia ou, pelo contrário,
ao estranhamento e distanciamento perante o retrato pintado em palavras. Sair
de si e caminhar para o mundo, ir ao encontro do outro nas mais diversas
circunstâncias, vividas ou imaginadas, fazer que cada palavra se encaixe num
canto poético, numa forma de balada filosófica que vale a pena memorizar e
citar quando queremos saber um pouco mais de nós próprios.
“Se amanhã / vires um miúdo na calçada
portuguesa / (bicos dos pés no calcário / tentando evitar / basalto) impondo-se
o desafio de não / poder pisar cor preta / já tens aí o / poema.”
O uso de parêntesis é parte de um
recurso técnico, muito comum nos poemas de João Luís Barreto Guimarães,
como aliás já outros o tinham notado. É um modo, afirmam outros críticos, de um
aparte que explica ou contextualiza um verso ou outro, ou o poema no seu todo.
É ainda a habilidade literária de tornar cada verso uma narrativa, na recriação
de uma “personagem”, esse pormenor que nos permite outra visualização, o tal
olhar o momento agora poetizado. Aberto
Todos Os Dias abre com uma retoma do livro Movimento que
antecede a obra presente: “A margem do rio desenha-se / com luzes que
bruxuleiam / quando caminhas contigo: é inquietação / o que sentes? / Vê se
mudas isso em ti.” É um outro modo de dizer ao leitor que a narrativa
tem outros inícios, que a continuidade não muda de forma de livro para livro,
reforça a continuidade temática do autor: os dias e noites vividas, os
instantes que marcam, o chamamento constante a outros poetas nacionais e
estrangeiros, em menção direta, nas epígrafes, em alusões-outras – a luz
lançada sobre as palavras. A clareza desta poesia esconde em si toda a
complexidade interior sentida, percebida pelo poeta. É certo que outros
escritores portugueses contemporâneos também cultivaram a arte de dizer o que
para a maioria de nós tinha ficado esquecido, silenciado, o poder das pequenas
coisas, dos momentos diários, o significado profundo que os nossos mais
chegados têm para o nosso modo de ser e estar. Insista-se na literatura não só
como um jogo de palavras e invenção pura, mas ainda como o espelho
simultaneamente claro, distorcido, múltiplo, a imagem devolvida a qualquer ser
humano no mais distante e escondido recôndito. A urbanidade humanizada tanto vê
a criança a brincar aos pulos, como reconhece a dor e a alegria da
sobrevivência dos marginalizados e oprimidos entre nós.
“O
papel da poesia – disse João Luís Barreto Guimarães a Valdemar
Cruz numa entrevista ao Expresso pouco depois de receber o
Prémio Pessoa – também é escrever sobre tantas
coisas que nos passam ao lado ou que preferimos olhar para o lado quando
acontecem. É o problema da indiferença e dos interesses que respondem mais às
necessidades de quem dirige se manter naquela posição e enganar o povo com pão
e circo. O papel da poesia é também escrever sobre o feio, sobre o horrível. A
poesia não tem que ser bonita. Tem que ser harmónica, no sentido em que cada
palavra transporta em si uma imagem e um som. O poema vai repintar uma certa
realidade. Mas o poema pode terminar de uma forma disfórica. Pode ser feio.
Pode ser uma cacofonia que custe dizer. Acho muito importante o poeta
contemporâneo não ser autista da sua própria sociedade e achar que a poesia é
meramente um divertimento, ou uma arte de salão, uma arte burguesa, que
incumpre a sua função política, social e de resistência...”.
Para mim, é bom ler isto, vindo de quem
vem. Passada a euforia da poesia do Nada, arrogantemente académica,
indecifrável na sua oca pretensiosidade, que mais parecia concorrer com o
preenchimento de palavras cruzadas no jornal, sinalizando nada mais do que
informação enciclopédica. Eis um regresso da arte, nas palavras acima citadas,
também como resistência à desorientação dos diversos poderes que comandam as
nossas sociedades, que se querem abertas, democráticas, decentes. A arte não
tem de ser, assim mesmo, panfleto ideológico. Tem de ver o mosaico humano no
seu todo, apontando o desvio arbitrário de cada quadro. A literatura contém em
si o riso e o choro – a humanidade na sua contingência, a luz em “tempos escuros”, parafraseando a grande pensadora
política e cultural que foi Hannah Arendt. Um professor meu
dizia-nos numa faculdade americana: não há nada de desprezível em gostarmos de
uma sinfonia de Beethoven e de uma canção dos Beatles. Só
que temos de saber decifrar a diferença entre uma e outra composição, tudo no
seu contexto próprio. Como na arte literária.
♦ João Luís Barreto Guimarães, Aberto
Todos Os Dias, Lisboa Quetzal, 2023. A entrevista aqui citada vem na Revista
do Expresso, intitulada “A caneta ou o bisturi/Prémio Pessoa 2022”,
na edição de 30 de Dezembro, 2022, e conduzida por Valdemar Cruz, com fotos
de Rui Duarte Silva.»
JOAQUIM MARGARIDO, Blogue Erros meus, Má fortuna, Amor ardente,
1.2.23
LIVRO: "aberto todos os dias"
«“Já repararam / no bote (pintado a
preto e branco) / naquela curva do rio onde / a cidade chega ao fim / dançando
quase / ao acaso a cinco ou seis metros da margem / (um remo para cada lado
qual / petiz ao acordar) / o ocre vivo / do crepúsculo enchendo de cor / o
cenário onde ninguém o navega / nem o reclama para si? / A garça / já.”
[poema “Aquela garça ali”, de João Luís Barreto
Guimarães]
Doze livros depois de “Há Violinos na Tribo”, edição de autor de
1989, João Luís Barreto Guimarães volta a inquietar-nos com “aberto
todos os dias”, a sua mais recente criação. O livro surge menos de um mês
após a distinção com o Prémio Pessoa 2022 e nele o poeta
regressa aos pequenos-nadas de que a vida é feita, olhando de forma atenta o
seu (e nosso) quotidiano. A familiaridade que brota dos espaços, dos tempos,
das situações, gera no leitor a maior das cumplicidades. Lúcido e preciso, sem
dispensar a ironia, o olhar de João Luís Barreto Guimarães traz
ao nosso encontro as imagens e os sons dos dias repartidos entre a prática
médica, uma caminhada à beira-rio ou os momentos passados à mesa do café. A sua
poesia convida-nos a ver a cidade que se afadiga para ir jantar a casa, os
pequenos avanços que trazem sempre retrocessos, a maçã de Eva a pedir uma
segunda dentada, o cheiro a peixe frito que sobe desde a cozinha, os
enfermeiros exaustos que saem de mais um turno, um ministro que mentiu. A isto
respondemos com um sorriso, certos de que o convite é tudo menos
inocente.
Sorrimos quando o poema se faz termo de
utilização do livro, a pedir que seja lido e aceite. Ou quando começa a
construir-se a partir do momento em que a página se vira sobre si. Ou, ainda,
quando se explica, com calma, numa introdução à poesia. Faz-nos bem, o poema.
Este poema de um minuto que nos leva a olhar o céu e a ver num relâmpago um
electrocardiograma de Deus, nas unhas roídas luas que nascem dos dedos, no sol
que passa exactamente por entre os gargalos das garrafas que estivemos a beber
o solstício da amizade. Não conseguimos olhar para a poesia de João
Luís Barreto Guimarães sem ver nela a vitalidade de Miguel
Torga na sua relação com a terra, a musicalidade de Eugénio de
Andrade na sua relação com a alma, a luminosidade de Sophia na
sua relação com a vida. A diferença estará nas linhas, não aquelas com que o
poema se cose, mas as que se aproximam ou se afastam de uma baleia que deu à
praia sem vida, de um quarto de hora numa fatia de pizza ou de uma torneira que
administra 30 gotas por minuto na boca do lavatório. Alguém tem de amar o
vulgar.»
CRISTINA NOBRE, Jornal de Leiria, 4.2.23
João Luís Barreto Guimarães (2023) aberto todos os dias OU
poéticos reflexos na água
O autor recebeu o prémio Pessoa em 2022
e aberto todos os dias é o primeiro livro de poesia publicado
depois dessa consagração
«Quando
abri o ano de 2022, neste jornal de província, com texto de opinião sobre movimento (2020) de João Luís Barreto
Guimarães, gravei-o na história literária com os dados bio e bibliográficos
mínimos, acrescidos da referência às várias traduções e prémios que a sua obra
poética tinha recebido. Movimentei-me entre um paradigma antigo, clássico, e
outro mais recente, ligado à receção-canonização-comercialização como
instrumentos para introduzir um ‘objeto da arte literária’ a quem o
desconhece/ia. No prazo de um ano (vale a pena referir o(s) confinamento(s) ou
todos diferentemente o(s) conhecemos?), o autor recebeu o prémio Pessoa em
2022 e aberto todos os dias é o primeiro livro de poesia
publicado depois dessa consagração: (re)abre 2023 (embora, antes do índice
final, o leitor seja informado que os poemas nele gravados foram “escritos
entre 2020 e 2022 no Porto, Leça da Palmeira, Venade, Torre da Medronheira e em
algumas cidades estrangeiras.”, opus cit., p. 75, o que pode baralhar a
cronologiatoponímia clássica…).
Como leitora apaixonada de poesia, ando
sempre à procura do livro único e, qualquer leitor, atento aos sinais, não pode
deixar de interpretar nesse espectro de sentido/indício a epígrafe final,
inscrita na p. 77, de Christopher Reid: He pursued a vision of wholeness by means of collage.
Nem a da p. 11, retirada de movimento, que autoriza a ler este
conjunto de poemas como resposta(s) às inquietações do próprio caminho. Todas
as autobiografias poéticas se tecem dos textos acumulados/ preservados na
memória da arte/vida…
O que mudou no trajeto? Os pilares de
organização dos poemas passou das 7 partes para os 4 sustentáculos
clássicos: locus amoenus (conforto amoroso
na paisagem ideal) | beatus ille (afortunado desprendimento
no campo horaciano) | tempus fugit (fugacidade irreparável do
tempo virgiliano ou a alimentação da natureza maternal?) | carpe diem
(aproveitamento horaciano do dia presente). Cada quarto com 10 poemas, numa
reconhecível simetria capaz de acalmar inquietações desenhadas pelas luzes que
bruxuleiam até uma ‘curva do rio’ (p. 73) onde as luzes na água/rio
voltam – melancólica, ironicamente? – ao reencontro do sentir: “[…] uma
agitação inquieta. Não / demores. Vem depressa. / Não sossego / se não te falo.”
O corpo desta casa ergue-se com a magnitude da solidão do poema inaugural “Aqui”
(p. 17), com o reconhecimento dos lugares em nós desde R. M. Rilke com Heirsein
ist herrlisch e a língua, o esperanto, em que os humanos se podem
entender. Viria a propósito perceber o ‘piscar de olhos’ ao
tradutor, como fazedor dos possíveis e limitados esperantos sistematizados, mas
nada me autoriza a fazê-lo. A não ser a perfeição da forma e o polimento das
arestas: as 4 colunas são sustentadas por um poema em que o hic et
nunc e a comunicação sem barreiras é o tempo do momento, até ao final,
em que a intimidade e a presença/ausência (vice-versa?) de um tu garantem os
pedaços necessários à completude… Porém, “Há uma mão-cheia de coisas à
espera de / acontecer. […] / […] / […] A ordem / isso não sei.” (Coisas
à espera de vez, p. 31) e “O poema era o / texto (o amor o pretexto […]”
(Na chegada do Outono, p. 49).
O que o poeta sabe são as palavras de
outros – tantos (Soderberg, p. 15; Ritsos, p. 29; Heaney,
p. 33; Larkin, p. 34; Elytis, p. 47; Celan,
p. 61…) – que o atravessam e o distinguem dos que passam ao largo (“Ele fazia poemas.”, p. 22), o que é mais do que ler
ou ‘apenas viver a sua vida’, por isso está sempre “de dentro do
poema)” (p. 43), celebrando a leitura enigmática da poesia e do tempo na mãe
natureza, reconhecendo “o eco [que] fala as / suas línguas.” (p. 56),
trazendo ‘o que é feio’ (p. 63) para o poema, disponível para o mundo,
“Como / quem ergue a verdade com a luva / da linguagem.” (Aberto todos os
dias, p. 71). Em fuga ao renascimento, o holandês Vermeer (durante
tantos dias esquecido e ignorado…) veste esta quarentena de poemas com Vista
de Delft, a ilusão urbana entre as águas que correm e transportam as
melancolias e ironias poéticas para os cirúrgicos (e narcísicos?) mares de
outras misteriosas criações: reflexos de coração aberto à fragilidade de todos
os dias…»
SÉRGIO ALMEIDA, Jornal de Notícias, 1.2.23
TEREMOS SEMPRE A PULSÃO DA VIDA
Novo livro de João Luís Barreto
Guimarães é uma celebração reflexiva do quotidiano
"Durante meses a fio, no período
inicial em que a covid-19 toou de assalto a vida de todos nós, João
Luís Barreto Guimarães foi incapaz de escrever um poema sequer.
Percebe-se o bloqueio: autor de uma poesia erigida sob o milagre contínuo da
existência, ainda que atravessado por constantes dúvidas e inquietações, o
recente Prémio Pessoa sentiu-se subitamente tolhido pela antítese da vida que a
pandemia trouxe. No lugar da liberdade houve o(s) confinamento(s); em vez da
esperança, apenas a contagem sibilina de vítimas, como se se tratasse de uma
soma contabilística.
Se a dita normalidade demorou quase dois
anos a voltar a instalar-se, Barreto Guimarães não precisou,
felizmente, de tanto tempo para voltar ao estado poético habitual.
O lento recomeço de uma sociedade avessa
à pausa é o fio condutor de "Aberto
todos os dias", uma breve mas fecunda jornada poética pela miríade de
encantos do quotidiano, dos quais estivemos privados à força durante demasiado
tempo.
É, assim, neste vagaroso regresso à vida
que se detém o olhar do poeta, capaz de se deter em objectos ou paisagens
esquecíveis na sua aparência. Mas, como escreve no belíssimo "O incêndio", "alguém tem de amar o
banal." Mesmo que sejam "luas que nascem dos dedos quando se
roem as unhas" ou "o cheiro a peixe frito que sobe desde a
cozinha".
Afinal, depois do longo período de
privações, difícil mesmo é cansarmo-nos do "mundo aberto lá fora", que se espraia com
langor, indiferente aos nossos estados de alma. É na magnificência dos detalhes
que reside a magnificência de muitos destes poemas, em que a apologia do comum
não exclui - antes reforça - a convicção do milagre de existir.
Para que "nem um só dia (seja) desperdiçado",
só necessitamos de "estar à disposição do mundo". Por toda a
parte "há uma mão-cheia de coisas à espera de acontecer", do
"prazo quase a acabar" ao "vermelho do semáforo (que
reteve um par de vidas) a instantes de ceder a sua vez à cor verde."
A celebração reflexiva do quotidiano
operada neste conjunto de poemas não é linear ou sequer uniforme. Bastas vezes
a denúncia se acerca destes escritos, seja para dar forma à discriminação para
com os mais velhos - bem evidente no combate à pandemia - ou a invocar a
mediocridade, através da recorrente figura do execrável sr. Lopes."
JOSÉ MÁRIO SILVA, Expresso, 27.1.23
ABERTO TODOS OS DIAS
"Alguém
tem de amar / o banal. Alguém tem de tratar disso." Eis uma espécie de
caderno de encargos - atenção máxima às coisas mínimas, com fugidio lirismo - a
que João Luís Barreto Guimarães se entrega com júbilo,
subtileza, ironia e sentido lúdico (sem esquecer a habitual abundância de
parêntesis, e a costumeira aparição do Sr. Lopes) num livro frugal e feliz, o
primeiro que publica depois de lhe ter sido atribuído no final de 2022, o
Prémio Pessoa."
LUÍS RICARDO DUARTE, Visão - Magazine, 19.1.23
À disposição do mundo
«Não é preciso estar nomeada, direta ou
indiretamente, para a pandemia de Covid-19 atravessar o novo livro de poemas
de João Luís Barreto Guimarães. O contentamento que percorre estes
poemas será facilmente reconhecido pelo leitor como seu. É a alegria de estar
de regresso ao café onde se escreve um poema, de se abeirar da margem do rio,
de lhe ver as gaivotas e embarcações, de poder afirmar, sem constrangimentos,
os pequenos gestos do dia-a-dia. Mas Aberto
Todos os Dias, que se publica na sequência da atribuição do Prémio Pessoa ao
poeta e médico, é também a celebração da aurea mediocritas defendida
por Horácio nas suas odes. O louvor da vida simples (que, para
muitos, a pandemia também veio revalorizar). Nesse sentido, o
livro divide-se nas quatro aspirações do homem do Renascimento (locus
amoenus, beatus ille, tempus fugit, carpe
diem), decantadas em poemas que buscam um ideal de vida ou a integridade de
cada momento. No seu reverso, também se assume a certeza de que o tempo corre
imparável, sem se repetir. Aberto Todos os Dias convoca
constantemente o leitor (leia-se o poema O Leitor Acaba de Virar a
Página) não para uma intimidade partilhada, mas para o fazer parte da
poesia, aquela que olha para as coisas banais e anónimas, na certeza de que “escrever
é/ fazer existir o que antes não existia”.»
§